Política Anti-spam

Nestes termo, você toma ciência das políticas de combate às práticas de spam da GBackup Soluções de Armazenamento em Nuvem Ltda.

Deve-se entender “política” para os fins do presente como sendo uma série de medidas para a obtenção de um fim.

O fim pretendido pelas empresas do grupo DGNetwork e GBackup e parceiras, é o combate à prática de SPAM, como declarado no “COMPROMISSO ANTI-SPAM” e as medidas adotadas se dividem em:

a) INFORMATIVAS OU EDUCATIVAS: destinadas a esclarecer não só aos clientes GBackup, mas também ao público em geral O QUE É SPAM e as formas de minimizar acusações de prática de SPAM. Esses esclarecimentos constam da presente declaração de política e são complementados por “dicas disponíveis no site GBackup”;

b) TECNOLÓGICAS: consistentes do instrumental técnico colocado à disposição dos clientes GBackup não só para evitar o recebimento de SPAM (tais como filtros, apelido oculto, lista de e-mails bloqueados, confirmação de origem, etc.) como também para evitar ser acusado da prática de SPAM (confirmação ativa de cadastro), e;

c) REPRESSIVAS: consistentes de disposições contratuais que autorizam a GBackup a retirar do ar, sumariamente, os sites de clientes que violem o COMPROMISSO ANTI-SPAM assumido por ocasião da contratação dos serviços GBackup.

COMPROMISSO ANTISPAM DA DGNETWORK E SEUS CLIENTES

A GBackup, em sincronia com as melhores práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, manifesta publicamente seu compromisso anti-spam. Por meio deste documento, a GBackup se compromete publicamente a dificultar, por todos os meios ao seu alcance, a prática de SPAM. A GBackup ainda vem a público repudiar a prática de SPAM, e desde já, se compromete com o propósito de impedir que seus clientes a executem. Em contrapartida, todo aquele que se torna um cliente da GBackup aceita, integralmente e sem restrições, automaticamente, pelo simples ato da contratação de qualquer serviço prestado pela GBackup, o compromisso de NÃO PRATICAR SPAM EM QUALQUER DE SUAS MODALIDADES OU MANIFESTAÇÕES. Sendo assim, todos os clientes da GBackup se obrigam a seguir a norma de repúdio ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não praticar SPAM em hipótese alguma e sob nenhum pretexto. CASO SEJA CONSTATADO O ENVIO DE SPAM POR ALGUM CLIENTE, SEU “SITE” SERÁ RETIRADO DO AR NOS TERMOS PREVISTOS NO CONTRATO RESPECTIVO, SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS MEDIDAS CABÍVEIS. É vedado aos clientes GBackup, o recebimento de mais de 10%(dez por cento) de e-mails bounced, salvo se outro limite houver sido expressamente estabelecido no contrato firmado com o cliente, hipótese em que prevalecerá o limite fixado contratualmente.

Entende-se por “e-mail bounced”, qualquer tipo de erro que comprometa a entrega da mensagem ao seu destinatário. Um dos erros mais comuns é caixa postal de destino inexistente. Desta forma, caso o cliente GBackup receba uma porcentagem de e-mails superior aos 10% acima especificados, se operará a presunção, pela GBackup, da prática de SPAM pelo cliente. O e-mail para denúncias de SPAM que, eventualmente, tenha sido praticado por cliente da GBackup é abuse@gbackup.com.br.

ESTE É O COMPROMISSO ANTI-SPAM DA DGNETWORK E DE SEUS CLIENTES. CUMPRA-O E FAÇA COM QUE O MESMO SEJA CUMPRIDO EM PROL DE UMA INTERNET MELHOR.

Informações básicas sobre a caracterização da prática de spam

O que é o SPAM?

De modo objetivo, SPAM, para efeito do presente compromisso pode ser definido como o envio de e-mails e/ou de qualquer outro tipo de mensagem eletrônica que motive reclamação de qualquer destinatário do mesmo e/ou de qualquer organismo e/ou indivíduo com funções de combate e repressão à prática de SPAM.

O SPAM não é um meio de propaganda viável. Apesar de ser muito tentador usá-lo como meio publicitário, ele está forçando toda a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumentando suas restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM.
É importante também sempre denunciar o SPAM, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la.

O SPAM não é um meio de propaganda viável. Apesar de ser muito tentador usá-lo como meio publicitário, ele está forçando toda a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumentando suas restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM.
É importante também sempre denunciar o SPAM, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la.

Porque SPAM é um problema?

A Internet, atualmente, é um ambiente extremamente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos componentes da Internet, e hoje em dia é um dos principais meios de comunicação dentro dela. Entretanto, este meio de comunicação vem sendo cada vez mais degradado pelo elevado número de e-mails, não só de propagandas como também de piadas ou qualquer outro tipo de e-mail enviado indiscriminadamente, sem que tenha sido pedido pelo destinatário. Isso é o SPAM. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, sobrecarga das redes de comunicação, etc. Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente o SPAM está se tornando algo altamente não recomendável.

Fontes complementares de informação

SpamCop – Spam Reporting and Filtering Software –http://spamcop.net

Spam.Abuse.net – “Fight Spam on the Internet!” information center –https://www.abuse.net/

ScamBusters.org – Stop Spam! – http://www.scambusters.org/stopspam/index.html

Spambot Beware – Glossary of Spam Related Terms http://www.turnstep.com/Spambot/glossary.html

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) – http://antispam.br

 Instruções básicas que para minimizar acusações de prática de spam

Precauções

– Não envie “newsletters” pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las.

– Não tenha um campo de ”cadastre seu e-mail” no seu site, sem seguir fielmente a “Confirmação Ativa” descrita neste documento.

– Não compre listas de e-mails. Isso no mínimo é ilegal, e certamente gerará reclamações de envio de SPAM por seu site.

– Não acredite se algum vendedor garantir que sua lista de e-mails está aprovada pelos destinatários para receberem mensagens. Isso é mentira.

– Se algum visitante de seu site se cadastrar como seu cliente, isso não quer dizer que ele aceitou receber propaganda sua. Ele deve explicitamente pedir para receber seus e-mails de propaganda.

– Se você tem um programa que cadastra todos os endereços de e-mails das pessoas que enviam perguntas para seu site e usa essa lista para enviar e-mails, certamente será acusado de SPAM.

– Não existe nenhuma legislação brasileira sobre o assunto, portanto não é válido nenhum argumento de que os e-mails enviados não podem ser considerados SPAM devido a algum congresso ou legislação, tanto nacional como estrangeira.


– Consulte sempre o site www.gbackup.com.br para obter informações atualizadas sobre o assunto.

Confirmação ativa de cadastro

A forma ideal de se fazer um cadastro de qualquer tipo para validar o recebimento de e-mails é através de um processo chamado aqui de “Confirmação ativa de cadastro”. Ele se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante se incluir no seu cadastro e, portanto, garantir que você tenha o aceite dele em receber comunicações futuras.

Esta técnica é particularmente útil naqueles casos em que você quer construir seu cadastro de e-mails sem correr o risco de ser acusado de SPAMMER por ter aceitado um endereço sem a efetiva autorização do dono do endereço. Isso ocorre muito quando existe um campo do tipo “Indique um amigo” em seu site, que faz com que muitos “Amigos” sejam indicados sem eles ficarem sabendo, e, portanto eles considerarão como SPAM qualquer comunicação que você faça para eles.

Como implementar a confirmação ativa?

– Se tiver um campo do tipo “Indique um amigo” e for registrado algum endereço de e-mail para receber comunicações, NÃO o insira em seu cadastro ainda.
– Se existir uma ficha de cadastro de clientes, tenha certeza de que exista um “checkbox” bem claro, dizendo que o cliente concorda em receber informativos, propagandas etc do site.
– Envie um e-mail imediatamente ao endereço cadastrado com um texto muito claro e objetivo, SEM PROPAGANDA alguma, apenas com a informação de que alguém indicou esse endereço de e-mail para continuar recebendo comunicações vindas do seu site, e se ele desejar realmente receber tais comunicações deverá responder ao e-mail com algum texto pré-definido.
– Apenas se você receber tal resposta, e esta for afirmativa, insira o endereço de e-mail em seu cadastro.
– Guarde o e-mail de confirmação pois será sua única prova do aceite explícito do visitante em receber seus comunicados.

Importante: Este processo não é uma garantia de que seu site não será acusado de SPAM, mas é uma forma de se proteger contra isso e de demonstrar boa fé e transparência.

ATENÇÃO

Havendo denúncia de prática de SPAM por algum cliente da GBackup, caso não seja hipótese de desativação imediata do site, a GBackup se reserva o direito de exigir, para a manutenção da prestação do serviço, que o site acusado dessa prática utilize OBRIGATORIAMENTE o recurso técnico de “Confirmação Ativa de Cadastro”. Além disso, dependendo unicamente de análise subjetiva da GBackup , o caso pode ser considerado grave e poderá ser imposta a inutilização da lista de e-mails usada pelo site, a fim de garantir que o site não continue enviando e-mails potencialmente indesejados para determinados endereços.

Itaúna, 20 de Agosto de 2021

GBackup Soluções de Armazenamento em Nuvem Ltda

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A GBACKUP SOLUCOES DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM LTDA (a “GBACKUP”) se comprometem em resguardar a privacidade e proteger os dados de todos os usuários e visitantes dos sites https://www.gbackup.com.br , https://www.gbackup.us e subdomínios a eles relacionados.

A presente Política de Privacidade possui a finalidade de demonstrar absoluta transparência e esclarecer aos usuários sobre os tipos de dados que são coletados, os motivos da coleta e a forma como a qual podem gerenciar ou excluir as suas informações pessoais.

O presente documento foi elaborado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18). Ainda, o documento poderá ser atualizado em decorrência de eventual atualização normativa, razão pela qual se convida o usuário a consultar periodicamente esta seção.

A presente Política está dividida da seguinte forma:

1. Fontes de dados pessoais 2. Base legal para coleta de dados 3. Tipos de dados coletados 4. Direitos dos titulares dos dados 5. Período de armazenamento dos dados 6. Serviços de terceiros 7. Segurança 8. Mudanças na política de privacidade 9. Aceite do uso de dados

Fontes de dados pessoais

A quantidade e o tipo de informações coletadas pela GBACKUP variam conforme o uso que você faz dos serviços. Esta Política se aplica aos Dados Pessoais que coletamos de ou sobre você por meio das seguintes fontes:

1.1 Sites GBACKUP: Sites voltados para o consumidor e operados pela GBACKUP incluindo sites operados sob os próprios domínios/URLs GBACKUP e mini sites mantidos em redes sociais de terceiros.

1.2 Dados de interações: Dados de registros das interações com os sites e informações a respeito de todos os contatos já realizados com os usuários, independentemente do tipo de usuário que realizou o contato. Tais informações também incluem conteúdos baixados a partir de páginas e interações via e-mail, como abertura e cliques. Além disso, a GBACKUP poderá receber dados de interações com anúncios em site de terceiros/ redes sociais.

Todos os dados coletados são utilizados para a prestação dos serviços. Por isso, todos os dados e informações são tratados como confidenciais, e somente serão usados para os fins aqui descritos e autorizados pelo usuário.

Base legal para coleta de dados

Apenas formas autorizadas por lei são utilizadas como base legal de coleta de dados, sendo elas: o consentimento, o legítimo interesse e a regular execução dos contratos firmados. Quando a base legal para a coleta não for o consentimento, será observada a legislação vigente e os direitos e liberdades individuais dos titulares dos dados serão respeitados.

Tipos de dados coletados

Visitantes dos sites

Caso o usuário acesse os sites da GBACKUP, serão coletados dados de navegação através de um cookie identificador no navegador do usuário. Este cookie é utilizado para que se possa proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

Cookies são identificadores transferidos para o navegador ou dispositivo do usuário, que permitem o reconhecimento do navegador ou dispositivo utilizado. Eles informam como e quando as páginas são visitadas, além de quantas pessoas acessaram determinada página ou website.

Esses dados são coletados automaticamente e armazenados em arquivos de registro sempre que o usuário visita o site. O usuário poderá optar por limitar, recusar ou desabilitar os cookies através das configurações do próprio navegador ou através do pop-up exibido nas páginas dos sites da GBACKUP. Ao fazer isso, algumas áreas do site podem não funcionar perfeitamente.

Ressalta-se ainda que, esta Política de Privacidade não cobre o uso de cookies por terceiros, sendo que a GBACKUP não se responsabiliza pelas políticas e práticas de privacidade de outros. Os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorizar as atividades do usuário online mesmo depois de ter saído dos serviços da GBACKUP.

Leads dos Sites e Serviços da GBACKUP

Se o usuário interagir com os materiais e conteúdos da GBACKUP, serão coletados, além dos dados de navegação mencionados acima, os dados de visita às páginas, e demais informações que o usuário opte em compartilhar através das interações com os formulários, Landing Pages e e-mails.

Para a contratação dos serviços e/ou produtos, são coletados:

  • dados de contato (nome, e-mail e telefone);
  • dados de perfil profissional (cargo, empresa, segmento da empresa, número de funcionários da empresa);
  • dados locacionais (país, estado e cidade);
  • dados para fins de marketing (preferências e informações sobre a gestão de manutenção).

Para oferecer conteúdos e materiais direcionados ao interesse do usuário, é preciso realizar o cruzamento de dados que são coletados. A GBACKUP garante que esse cruzamento não é feito de forma discriminatória, respeitando todos direitos ou liberdades individuais dos usuários. O usuário pode a qualquer momento solicitar a alteração ou remoção de tais permissões de tratamento de dados, entrando em contato com a GBACKUP pelos principais canais de atendimento.

Os dados coletados poderão ser utilizados para:

  • Envio por e-mail do material requisitado no preenchimento do formulário;
  • Envio de Newsletters (relacionadas a temas sobre Backup, Segurança da Informação, Criptografia, Armazenamento em Nuvem e Tecnologia);
  • Comunicação sobre produtos, serviços, promoções, notícias, atualizações, e outros assuntos, direcionada aos gostos, interesses e outras informações coletadas dos usuários;
  • Colaboradores da GBACKUP poderão eventualmente entrar em contato via email ou telefone para apresentar produtos e serviços.

O usuário pode cancelar a assinatura dos e-mails a qualquer momento na barra inferior dos próprios e-mails recebidos ou entrando em contato com a GBACKUP pelos principais canais de atendimento disponíveis em https://www.gbackup.com.br/index.php?t=contato.

Direitos dos titulares dos dados

Os usuários possuem todos os direitos guardados sob a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), às demais leis setoriais brasileiras relativas proteção de dados e a General Data Protection Regulation (GDPR), sendo eles: direito de acesso, direito de retificação, direito de exclusão, direito de confirmação sobre a existência de tratamento, direito de solicitar o bloqueio ou eliminação, direito à informação das entidades públicas ou privadas, direito de restringir o processamento, direito à revisão de decisão automatizada, direito de oposição a um tratamento, direito à explicação da lógica por trás da coleta dos seus dados, direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa, direito de retirar o seu consentimento.

Caso o usuário venha a solicitar alguma informação sobre seus dados, talvez seja necessário solicitar informações específicas para ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acesso ou de exercer seus outros direitos. Esta é uma medida de segurança que visa garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa. As solicitações legítimas serão atendidas em até 5 (cinco) dias úteis.

Período de armazenamento dos dados

Os dados pessoais dos usuários e visitantes são armazenados durante o período necessário para a prestação do serviço ou o cumprimento das finalidades previstas no presente documento, conforme o disposto no inciso I do artigo 15 da Lei 13.709/18.

Os dados podem ser removidos ou anonimizados a pedido do usuário, exceto em casos em que a lei oferecer outro tratamento.

Ainda, os dados pessoais dos usuários apenas podem ser conservados após o término de seu tratamento nas seguintes hipóteses previstas no artigo 16 da referida lei:

  1. – cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  2. – estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  3. – transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei;
  4. – uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

Serviços de Terceiros

Alguns fornecedores terceiros contratados pela GBACKUP irão usar as informações dos usuários na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços fornecidos. Para esses fornecedores, recomenda-se que sejam consultadas suas próprias políticas de privacidade para maior entendimento sobre a maneira pela qual as informações pessoais serão usadas por eles.

Os dados pessoais dos usuários dos sites da GBACKUP poderão ser compartilhados com o fornecedor Google Brasil Internet Ltda (CNPJ 06.990.590/0001-23) e Bitrix Participações S/A (CNPJ 17.336.174/0001-22).

Os fornecedores podem ser localizados ou possuir instalações localizadas em países diferentes. Nessas condições, os dados pessoais transferidos podem se sujeitar às leis de jurisdições nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados.

Ao acessar os serviços da GBACKUP e prover suas informações, o usuário está consentindo o processamento, transferência e armazenamento desta informação em outros países.

Ao ser redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, o usuário não será mais regido pela presente Política de Privacidade e a GBACKUP não se responsabiliza pelas práticas de privacidade de outros sites e incentiva a leitura das declarações de privacidade dos fornecedores aqui mencionados.

Segurança

A privacidade do usuário, bem como dos dados coletados, é garantida através de medidas de segurança e prevenção contra o acesso indevido de terceiros à essas informações, seguindo padrões rígidos de segurança e confidencialidade. Ainda assim, apesar de todos os esforços aplicados, nenhuma transmissão de dados por meio da rede internet ou outras redes públicas ou privadas são integralmente seguras. Por conseguinte, não há garantia que estas informações não serão indevidamente interceptadas por pessoal não autorizado e sem limitação por intermédio da ação de hackers. A GBACKUP não será responsável pela ocorrência de alguma interseção, acesso ou uso não autorizado dos dados, tampouco por qualquer tipo de dano direto, indireto, moral e lucro cessante sofrido pelos usuários.

Mudanças na Política de Privacidade

A presente Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos consultar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações.

Aceite do uso de dados

Os usuários e visitantes dos sites da GBACKUP reconhecem e concordam que a coleta e o uso dos dados citados neste documento não configuram nenhuma violação de seus direitos à privacidade e ao sigilo ou qualquer outro direito relacionado à proteção de dados pessoais. Nossos usuários estão cientes de que seus direitos de privacidade independem e não confundem com direitos de propriedade intelectual, direitos de imagem, direitos à honra e reputação e outros direitos de personalidade do usuário, e que, portanto, nem sempre as informações que o usuário fornecer à GBACKUP serão protegidas por esses direitos.

Este documento não revoga ou substitui outros instrumentos contratuais que tratem sobre confidencialidade e privacidade acordados diretamente entre as partes, em razão da celebração de parceria ou qualquer outro relacionamento comercial.

Ao fornecer os dados solicitados ou simplesmente utilizar nossos sites, o usuário estará automaticamente concordando com a coleta, uso, armazenamento e tratamento dos seus dados pessoais, nos termos aqui descritos.

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, o usuário deverá utilizar os canais de atendimento disponibilizados e descritos em https://www.gbackup.com.br/index.php?t=contato .